Tensão Arterial Alta e Colesterol Elevado

Tensão alta e colesterolO colesterol alto e hipertensão são duas coisas diferentes, por outro quando em conjunto têm consequências desastrosas. O ACV, ataque cardíaco e doença das artérias coronárias, assim como uma variedade de outras doenças arteriais podem ser causadas por pressão arterial elevada resultante de altos níveis de colesterol. Infelizmente, a dieta da vida corrente e um estilo de vida sedentário, usado por pessoas no mundo ocidental, pode facilmente levar-nos a níveis elevados de colesterol e a uma pressão arterial elevada.

A Hipertensão ocorre em duas situações que facilmente são explicadas pela física. Num sistema de tubos (sistema de vasos arterias e venosos) ocorre tensão alta quando a bomba bate muito forte (coração) ou quando os tubos são finos (artérias, neste caso na aterosesclerose). Normalmente, na hipertensão os dois fenómenos estão aliados. Assim, pelo facto de ocorrer estenose crónica das artérias, o coração tem que fazer mais esforço para que o sangue chegue ao seu destino – este fenómeno é que leva à hipertensão e faz a mesma evoluir – desta forma a tensão elevada leva a uma tenção ainda mais elevada.

As causas da hipertensão são frequentemente complicadas, numerosas e profundas. Em alguns casos, a causa da hipertensão arterial é outra doença ou enfermidade. Por exemplo, diabetes, doenças renais e de certos tumores cancerígenos que poderão diretamente causar hipertensão. Mas na maioria dos casos, a hipertensão é causada por fatores tão diferentes que não se conseguem especificar, sendo chamada hipertenção essencial. A hereditariedade, o consumo de sal, obesidade assim como a cafeína e álcool que você consome são muito comuns fatores que contribuem para a hipertensão. Até o estresse no trabalho, em casa, a sua idade, raça, ocupação, o barulho você está exposto podem contribuir para aumentar a sua pressão arterial. Mas talvez o fator mais difundidos contribuem para a hipertensão no mundo de hoje é o colesterol elevado.

O colesterol é uma parte necessária de todas as membranas celulares no seu corpo e você não pode simplesmente eliminá-lo – é essencial para o bom funcionamento de todas as suas células. O problema com o colesterol é equilibrar o seu consumo. O seu fígado fabrica o colesterol e se você consumir uma quantidade grande em cima disso, ele tende a atingir níveis inaceitavelmente altos.

O mecanismo de aterogénese é complicado, mas, para colocá-lo de forma simples, o risco de doença cardíaca aumenta se o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) é alto e seu colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) é baixa. Altos níveis de LDL farão com que o cálcio, ácidos graxos e colesterol se acumule no interior das artérias. Estes depósitos são comumente chamados de placas de ateroma. Assim, como as artérias ficam com o seu lúmen reduzido, o seu coração tem que trabalhar mais para manter a fonte de sangue adequada para o resto do seu corpo – como já foi explicado anteriormente. Se este problema não for corrigido, a tensão arterial alta junto com a estenose crónica das artérias levam a doenças como a estenose das artérias carotídeas, enfarte agudo de miocardio, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, entre muitas outras.

Comentário 1

  1. Ésio Rodrigues Cavalcanti Maio 11, 2015

Deixa uma resposta

Send this to friend