Porquê reduzir o Colesterol – Sintomas Colesterol Elevado

A elevação dos valores de colesterol no sangue mais dos limites estabelecidos como normais é denominado como hipercolesterolemia.

A maior parte pessoas com colesterol elevado não sintomatologia visível. Por outro lado, os níveis hemáticos elevados de colesterol elevam em muito a probabilidade do indivíduo vir a desenvolver doenças graves. Destas doenças destacam-se a angina de peito, o infarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral e assim como outros problemas de cardiovasculares.

Todas estas patologias ocorrem porque o colesterol elevado acaba por se depositar nas artérias levando finalmente a estenose (estreitamento) da artéria. Desta forma, aumenta a dificuldade do sangue circular pelos vasos sanguíneos atingidos.

A obstrução ou estreitamento das artérias pela deposição de colesterol nas suas paredes é conhecida como aterosclerose. Assim, os órgãos ou tecidos afetados podem sofrer dano prolongado pela deposição sucessiva de placas de ateroma (placas de colesterol) nas artérias que vão provocar estenoses sucessivamente maiores – como acontece nas estenoses carotídeas que levam a isquemia cerebral progressiva e crónica ou dos membros inferiores que levam a claudicação e outros fenómenos isquémicos; ou levar a processos mais imediatos como acontece nas isquemias agudas que há uma placa ou um embolo que se formou na própria placa que se libertam e migram para entupir artérias de menor calibre mais à frente – este processo surge nos infartes agudos, tanto do coração, como cerebral (AVC) ou mesmo dos membros

Pelo facto deste factor constituir um grande risco cardiovascular, os médicos prescrevem tratamento para doentes com colesterol elevado, pois se se baixar o colesterol, está-se a prevenir o desenvolver de inúmeras donças cardiovsculares como o infarte agudo de miocárdio (infarte cardíaco) e o acidente vascular cerebral (trombose).

Muitas das vezes (e felizmente), os valores de colesterol podem ser controlados através de uma dieta saudável e apenas em alguns casos está indicada a medicação para baixar o colesterol.

Comentário 1

  1. miria Maio 10, 2011

Deixa uma resposta

Send this to friend