10 alimentos para baixar o colesterol

As comidas que baixam o colesterol operam de diferentes modos. Algumas são ricas em substâncias que impedem a absorção do colesterol. Outros, contudo, são ricos em fibras solúveis que actuam retirando o colesterol antes que ele entre em circulação.

Neste artigo sugerimos alguns alimentos que, directa ou indirectamente actuam de forma a baixar o colesterol do sangue.

Salmão

Os peixes ricos em Omega 3 como o salmão, o atum, a sardinha e o bacalhau para além de saborosos, ajudam a baixar o colesterol e os triglicerídeos.

Tomate

O tomate é rico em licopeno que se relaciona com um efeito protector no cancro da próstata. Para além deste efeito é também responsável pela redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Nozes

As nozes e outros frutos secos são ricas em fibras e gorduras poli-insaturadas. Quando ingeridas reduzem os níveis de colesterol LDL – o chamado ‘colesterol mau’.

Azeite

O azeite e outros óleos vegetais (como o de amenduin e girassol) são ricos em fitoesteróis. Estas substâncias concorrem com o colesterol na sua absorção, favorecendo assim a redução do colesterol.

Linhaça

A linhaça faz parte dos alimentos de uma dieta saudável. Rico em fibras, contém também um quantidade aceitável de Omega 3 e ácido linoleico, que baixam a colesterolemia.

Alho

As substâncias ricas em saponina como o alho, o alcaçús, a castanha da Índia, o Giseng, entre outros estão também identificadas como alimentos que baixam o colesterol. As saponinas têm acção detergente e surfactante.

Uvas

As uvas são uma fruta muitas vezes esquecida quando se fala de alimentos para baixar o colesterol. Na sua casca e sementes existe uma substância chamada Resveratrol, um polifenol. Vários estudos parecem indicar que o resveratrol presente nas uvas e vinho tinto pode ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL.


Cevada

A cevada e outros grãos integrais são ricos em Beta-Glucano. Esta substância foi alvo de muitos estudos, sendo que actualmente se aceita quase universalmente os seus efeitos em baixar o colesterol. Em Novembro de 2011, a Comissão Europeia publicou a sua decisão a favor que os alimentos que contenham Beta-Glucano sejam considerados alimentos que baixam o colesterol.

Aveia

A aveia tem uma elevada quantidade de Beta-Glucano que, como já vimos anteriormente, é comprovado para baixar o colesterol. Por outro lado é também rica em fibras que impedem a absorção do colesterol da dieta.

Maçã

A maçã, assim como muitos outros frutos é rica em flavonoides e anti-oxidantes (assim como o Gingko Biloba) e, para além de ser uma fruta agradável, ajuda a manter baixos os níveis de colesterol, embora o seu efeito não seja tão comprovado como alguns alimentos descritos anteriormente.

Escrito na categoria Dicas para Baixar o Colesterol

Deixar Comentário

Politica de Privacidade.